domingo, 2 de agosto de 2009

Pelouro da Família

O Marco é um concelho que apresenta indicadores de desenvolvimento muito abaixo do que se esperaria neste fim da primeira década deste século. Um destes é a elevada taxa de insucesso escolar e abandono precoce dos alunos marcoenses.
Outro problema social grave é a elevada taxa de desemprego, a qual arrasta consigo consequências graves para o agregado familiar e para a sociedade em geral. Criminalidade, delinquência, segurança são aspectos desta chaga dos nossos dias que todos conhecemos bem.
É sabido que estes complexos problemas só poderão ser erradicados com uma estratégia multidisciplinar e que envolva os vários intervenientes no processo educativo. Um destes parceiros, se não mesmo o primeiro e fundamental, é a Família. É em redor dela que se formam as pessoas, que se dão os exemplos para toda a vida, que podem dar para o bem ou para o mal. A sociedade só poderá ter sucesso nos combates que acima falamos se a família tiver sucesso.
Por isso, é nosso compromisso criar no âmbito da Vereação PS o Pelouro da Família. Este será o responsável pela articulação da política social e educativa numa óptica de desenvolvimento do indíviduo e da sua integração na sociedade. Contrapomos assim à prática assistencialista com vista à retribuição do voto que marcou e marca a "política social" dos executivos anteriores um projecto inclusivo e capaz de mobilizar a sociedade marcoense.
Esperemos que os todos os parceiros envolvidos neste processo compreendam o alcance desta proposta e a enriqueçam, se assim o entenderam.
Artur Melo

Sem comentários: